Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23648

Title: A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
Authors: Balca, Angela
Keywords: Educação Pré-Escolar
Língua Portuguesa
Orientações Curriculares
Issue Date: 2018
Abstract: No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs􀆟 tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá􀆟 ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar􀆟 go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí􀆟 ca e refl exiva desse documento, é nosso obje􀆟 vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe􀆟 vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23648
ISSN: 2318-1982
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Balça_2018_Série Estudos.pdf207.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois