Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23648
|
Title: | A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
Authors: | Balca, Angela |
Keywords: | Educação Pré-Escolar Língua Portuguesa Orientações Curriculares |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento
curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação
Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo
uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste
ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada
à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita.
Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como
a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação
pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré-
-escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando
a criança como construtora das suas aprendizagens. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23648 |
ISSN: | 2318-1982 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|