Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23359

Title: Marketing internacional e alianças estratégicas em pequenas empresas da industria da pedra natural
Authors: Camponês, Antonino José Fitas Canhão
Advisors: Lucas, Maria Raquel Ventura
Dionísio, Andreia
Keywords: Marketing internacional
Alianças estratégicas
Pequena empresa
Pedra natural
International marketing
Strategic alliances
Small companies
Natural stone
Issue Date: 16-May-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objetivo deste trabalho é o de analisar as vantagens e riscos das alianças estratégicas e das aptidões de marketing internacional, para potenciar processos de internacionalização de pequenas empresas na Indústria da pedra natural. A investigação incluiu um enquadramento teórico contemporâneo sobre a internacionalização das empresas e uma abordagem mista (qualitativa / quantitativa) como metodologia de investigação. Contudo, por dificuldades relacionadas com o muito reduzido número de respostas obtidas das empresas, não foi possível realizar a análise quantitativa, tendo-se apenas feito uma análise descritiva da informação. Ainda assim e com as limitações referidas, as conclusões indicam que existe correspondência entre a revisão da literatura e a internacionalização das pequenas empresas, assim como, foram identificadas as vantagens e desvantagens em associar competências de marketing das empresas com alianças estratégicas que possam potenciar processos de internacionalização bem-sucedidos; Abstract: The purpose of this paper is to analyze the advantages and risks of strategic alliances and international marketing skills to augment the process of internationalization of small companies in the natural stone industry. This research will include the current theoretical framework about internationalization and a mixed approach (qualitative / quantitative) as the research methodology. However, due to difficulties related to the very small number of responses obtained from the firms’ survey, it was not possible to carry out the quantitative analysis, and only a descriptive analysis was made. Nevertheless, with the mentioned limitations, the results indicate that there is a correspondence between literature review and the internationalization of small companies, as well as the advantages and disadvantages in merging marketing skills of companies with strategic alliances to augment successful internationalization processes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23359
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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