Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23082
|
Title: | PERSPETIVAS SOBRE O ENSINO DAS GEOCIÊNCIAS NO TERCEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO |
Authors: | Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luis Morgado, Margarida Trindade, Vítor |
Editors: | Veiga, Feliciano |
Keywords: | Educação em Geociências Didática Formação de Professores Transposição didática |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Climepsi Editores |
Citation: | Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., & Trindade, V. (2018). Perspetivas sobre o ensino das geociências no 3.º ciclo do ensino básico. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje. Teoria, investigação e aplicação (pp. 145-184). Lisboa: Climepsi Editores. |
Abstract: | Este capítulo desenvolve-se segundo três eixos estruturante: os dois primeiros explícitos e o último implícito. O primeiro eixo corresponde ao enquadramento concetual da Educação em Ciência e à contribuição da Didática para o ensino das ciências. O segundo diz respeito às abordagens didáticas de temas de Geociências lecionados na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico (7.º ano), para diferentes ambientes de aprendizagem – sala de aula, laboratório e campo – com apresentação de situações contextualizadas e enquadradas por indicadores da investigação em Didática das Ciências. O último eixo articula o quadro concetual com as abordagens didáticas elaboradas, através da sustentação das opções realizadas. Do cruzamento destes eixos emerge uma matriz de referência, como elemento facilitador do trabalho dos professores no planeamento das situações de ensino das temáticas de Geociências. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23082 |
ISBN: | 978-972-796-360-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|