Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23007
|
Title: | O que a investigação nos diz acerca da aprendizagem da matemática com conexões — ideias da teoria ilustradas com exemplos |
Authors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Conexões matematicas educação matematica |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | APM |
Citation: | Canavarro, A. P. (2017). O que a investigação nos diz acerca da aprendizagem da matemática com conexões — ideias da teoria ilustradas com exemplos. Educação e Matemática, 144-145, 38-42. ISSN 0871 – 7222 |
Abstract: | Este artigo tem como propósito sintetizar ideias da investigação
atual em educação matemática sobre a aprendizagem de conexões
pelos alunos, procurando debruçar-se sobre as potencialidades
das conexões relativamente à visão dos alunos sobre a
Matemática e aos conhecimentos e processos matemáticos
que podem desenvolver. Para tal, discuto o que se entende
por conexões, considerando a sua diversidade e propósito, e
apresento duas estratégias produtivas para a abordagem de
conexões com os alunos — a exploração de representações
múltiplas e a utilização da modelação matemática. Isto porque
não basta convocar a unânime bondade das conexões, é preciso
saber como as promover, na teoria e na prática. As ideias aqui
abordadas são válidas para qualquer ciclo de escolaridade —
ilustro-as sobretudo com exemplos dos primeiros ciclos de
escolaridade pela atual oportunidade que me oferece o projeto
MatDance em que estou envolvida com Mercedes Prieto, um
projeto de desenvolvimento curricular e investigação que
corporiza ele mesmo as conexões entre a Matemática e a Dança,
concretizadas no 1.º ciclo de escolaridade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23007 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|