Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22812

Title: Múltiplas identidades à organização: o impacto do prestígio percebido, do clima comunicacional e da liderança
Authors: Charraz, André Manuel Vilhena
Advisors: Bernardo, Fátima
Keywords: Identidade social
Identidade organizacional
Prestígio externo percebido
Clima comunicacional
Liderança
Social identity
Organizational identity
Perceived external prestige
Communicational climate
Leadership
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Ao longo dos anos vários autores têm chamado à atenção para a temática da identidade no contexto das organizações. Neste sentido, o presente estudo procurou analisar em que medida o Prestígio Externo Percebido, o Clima Comunicacional e a Liderança, podem contribuir para a identidade organizacional. Esta investigação foi realizada numa organização de natureza militar, contando com uma amostra de 237 militares participantes, conseguida através da aplicação de questionários online. Os principais resultados obtidos, através das análises estatísticas, revelam que o conceito de Identidade Organizacional está relacionado de forma positiva e significativa com as variáveis em estudo, pelo que revelaram também as diferenças significativas consoante a categoria profissional (Guarda, Sargento e Oficial). Após a apresentação desses mesmos resultados, foram discutidas a confirmação das hipóteses. Por fim, são apresentadas as limitações práticas, juntamente com algumas sugestões para pesquisas futuras; Abstract: Over the years, several authors have drawn attention to the issue of identity in the context of organizations. In this sense, the present study sought to analyze the relationship between Organizational Identity and Perceived External Prestige, Communicational Climate and Leadership, and to verify the perception of these as antecedents of Identity. This research was carried out in a military organization, with a sample of 237 military attendees, obtained through the application of online questionnaires. The main results obtained through the statistical analyzes reveal that the concept of Organizational Identity is positively and significantly related to the variables under study, so they also revealed significant differences according to the professional category (Guard, Sergeant and Official). After the presentation of these same results, the confirmation of the hypotheses was discussed. Finally, practical limitations are presented along with some suggestions for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22812
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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