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http://hdl.handle.net/10174/22648
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Title: | A cor dos vinhos rosados do Alentejo |
Authors: | Cal, João José Pereira da |
Advisors: | Cabrita, Maria João |
Keywords: | Vinho rosado Cor Parâmetros CIElab Análise sensorial Alentejo Rosé wines Colour CIElab parameters Sensory analysis Alentejo |
Issue Date: | 13-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os vinhos rosados apresentam uma enorme variabilidade ao nível da cor, e em virtude disso,
estudaram-se os parâmetros de cor (L*, a*, b*, C*, H*, IC e TC), de 49 vinhos rosados
alentejanos, através da determinação das características cromáticas segundo o sistema
CIElab.
Através da análise estatística dos parâmetros de cor calculados, pretendeu-se verificar se a cor
dos vinhos apresenta uma relação com o ano de produção, e se é possível estabelecer-se uma
relação entre a cor dos diversos vinhos.
Dada a escassez de informação em relação aos hábitos de consumo de vinhos rosados
alentejanos, estudou-se a preferência e hábitos de consumo por parte dos consumidores em
relação aos mesmos. Tentou ainda perceber-se se características como a origem do vinho
(região “Alentejo”) e a sua cor, são importantes enquanto influenciadores da decisão por parte
dos consumidores; Abstract:
Rosé wines have a great variability in colour, due to this enormous variability, we study the
colour parameters (L*, a*, b*, C*, H*, IC and TC) of 49 Alentejo's rosé wines by determining the
colour characteristics according to the CIElab system.
Through the statistical analysis of the calculated color parameters, it was intended to study
whether the color of Alentejo's rosé wines is related to the year of production, and whether it is
possible to establish a relationship between the different wines colour.
Given the scarcity of information regarding the consumption habits of rosé wines from Alentejo,
we study consumers' preferences and consumption habits. We have also tried to understand if
the characteristics, such as the region of origin (Alentejo) and the color of the wines, do
influence the preference of consumers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22648 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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