Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22619

Title: Avaliação das Aprendizagens em Matemática em Turmas de Anos Iniciais
Authors: Barbosa, Elsa
Borralho, António
Lucena, Isabel
Editors: Viola, João
Dalto, Jader
Keywords: Avaliação das Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Educação Básica
Educação Matemática
Issue Date: Dec-2017
Citation: Barbosa, E., Borralho, A. & Lucena, I. (2017). Avaliação das Aprendizagens em Matemática em Turmas de Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, 22(56), 109-124
Abstract: Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Recently the investigations have emphasized the importance of assessment to improve learning. However, most education systems continue to have difficulty implementing a truly formative assessment. It is, therefore, fundamental to reinforce empirical research in schools and classrooms (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). This research intended to understand the relationship between teaching practices, assessment, and improvement of student learning and school success. What is portrayed in this article is focused on the characterization of the assessment practices that take place inside the classrooms when the teachers approach the Mathematics. In this way, and taking into account the results obtained, it is expected to contribute to a better understanding of the assessment of learning in the elementary education and, in this sense, to contribute to the production of knowledge and theoretical reflection in an area that has been clearly neglected by research.
URI: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/832/pdf
http://hdl.handle.net/10174/22619
ISSN: 2317-904X
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
832-2873-1-PB.pdf728.03 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois