|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22619
|
Title: | Avaliação das Aprendizagens em Matemática em Turmas de Anos Iniciais |
Authors: | Barbosa, Elsa Borralho, António Lucena, Isabel |
Editors: | Viola, João Dalto, Jader |
Keywords: | Avaliação das Aprendizagens Práticas de Avaliação Educação Básica Educação Matemática |
Issue Date: | Dec-2017 |
Citation: | Barbosa, E., Borralho, A. & Lucena, I. (2017). Avaliação das Aprendizagens em Matemática em Turmas de Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, 22(56), 109-124 |
Abstract: | Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as
práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas
que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior
compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Recently the investigations have emphasized the importance of assessment to improve
learning. However, most education systems continue to have difficulty implementing a truly
formative assessment. It is, therefore, fundamental to reinforce empirical research in schools
and classrooms (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). This research intended to
understand the relationship between teaching practices, assessment, and improvement of
student learning and school success. What is portrayed in this article is focused on the
characterization of the assessment practices that take place inside the classrooms when the
teachers approach the Mathematics. In this way, and taking into account the results obtained,
it is expected to contribute to a better understanding of the assessment of learning in the
elementary education and, in this sense, to contribute to the production of knowledge and theoretical reflection in an area that has been clearly neglected by research. |
URI: | http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/832/pdf http://hdl.handle.net/10174/22619 |
ISSN: | 2317-904X |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|