|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22405
|
Title: | Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
Authors: | Candeias, Cláudia Melo, Madalena |
Editors: | Veiga, F. H. Pereira, A. Carvalho, C. Goulão, F. Marinha, F. Oliveira, I. Faria, L. Taveira, C. Bahia, S. Raposo, S. Caldeira, S. |
Keywords: | Envolvimento na Escola Ensino Profissional Bem-Estar |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Candeias, C., & Melo, M. (2016). Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na Escola. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 340-354). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Abstract: | O envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento.
Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico.
O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar.
Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo. |
URI: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola http://hdl.handle.net/10174/22405 |
ISBN: | 978-989-8753-35-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|