|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22400
|
Title: | Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
Authors: | Melo, Madalena Fonseca, Cristina Ferrarini, Norma |
Editors: | Veiga, F. H. Pereira, A. Carvalho, C. Goulão, F. Marinha, F. Oliveira, I. Faria, L. Taveira, C. Bahia, S. Raposo, S. Caldeira, S. |
Keywords: | Envolvimento na Escola Estatuto socioeconómico Fatores de risco e proteção Contextos de Desenvolvimento Realização Escolar |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Melo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Abstract: | As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar.
Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo.
Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar.
Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar. |
URI: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola http://hdl.handle.net/10174/22400 |
ISBN: | 978-989-8753-35-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|