Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22400

Title: Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
Authors: Melo, Madalena
Fonseca, Cristina
Ferrarini, Norma
Editors: Veiga, F. H.
Pereira, A.
Carvalho, C.
Goulão, F.
Marinha, F.
Oliveira, I.
Faria, L.
Taveira, C.
Bahia, S.
Raposo, S.
Caldeira, S.
Keywords: Envolvimento na Escola
Estatuto socioeconómico
Fatores de risco e proteção
Contextos de Desenvolvimento
Realização Escolar
Issue Date: 2016
Citation: Melo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract: As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar.
URI: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
http://hdl.handle.net/10174/22400
ISBN: 978-989-8753-35-9
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Melo, Fonseca & Ferrarini (2016) Envolvimento na escola crianças meios desfavorecidos.pdf279.68 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois