Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22323

Title: A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
Authors: Almeida, Dora Maria Fortes de
Advisors: Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura
Keywords: Vinho
Internacionalização
Marketing mix
Estratégia
Setor vitivinícola
Internationalization
Strategy
Marketing
Winemaking sector
Wine
Issue Date: 3-Jan-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22323
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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