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http://hdl.handle.net/10174/22323
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Title: | A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
Authors: | Almeida, Dora Maria Fortes de |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura |
Keywords: | Vinho Internacionalização Marketing mix Estratégia Setor vitivinícola Internationalization Strategy Marketing Winemaking sector Wine |
Issue Date: | 3-Jan-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a
internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola.
Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de
marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como
modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível,
agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a
experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à
internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à
internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para
os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo
de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a
performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no
período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance
financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study
Abstract:
Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant
in the strategy of companies in the wine sector.
Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international
marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the
predominant entry mode in different international markets. It was possible to group
internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international
experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The
Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an
identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs
and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a
relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It
was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite
indicator of internationalization and the financial and operational performance in the
analyzed period. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22323 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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