Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22091

Title: Avaliação do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem no ecossistema montado: estudo de caso
Authors: Serrano, João
Shahidian, Shakib
Marques da Silva, J.
Machado, E.
Carvalho, Mário
Keywords: montado
pastagem
árvores
produtividade e qualidade
Issue Date: Jan-2018
Publisher: Revista de Ciências Agrárias
Citation: Serrano, J., Shahidian, S., Marques da Silva, J., Machado, E., Carvalho, M. (2018). Avaliação do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem no ecossistema montado: estudo de caso. Revista de Ciências Agrárias, 41(1), 72-81.
Abstract: Este estudo teve por objectivo avaliar o efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem num ecossistema constituído por pastagem biodiversa sob montado de azinho (Quercus ilex ssp. rotundifolia Lam.), pastoreada por ovinos. Foram seleccionadas seis árvores tendo-se georreferenciado quatro pontos de amostragem em cada árvore (dois pontos fora da copa e dois debaixo da copa). A evolução da pastagem foi registada nos vinte e quatro pontos de amostragem em cinco momentos: no final do Outono (Dezembro de 2015), no final do Inverno (Março de 2016), e mensalmente durante a Primavera de 2016 (Abril, Maio e Junho). Foram medidos os seguintes parâmetros: produção de matéria verde e de matéria seca por hectare, cinzas, proteína bruta e fibra. Entre Abril e Maio de 2016 procedeu-se ao levantamento da composição florística de cada um dos pontos de amostragem. Os resultados obtidos mostraram: (i) maior produtividade da pastagem fora da copa das árvores; (ii) teores de proteína bruta mais elevados debaixo da copa das árvores; (iii) diferenças significativas ao nível da composição florística, com maior preponderância de plantas das famílias das compostas e das leguminosas fora da copa das árvores e maior preponderância de gramíneas debaixo da copa das árvores. Este conhecimento é fundamental no processo de apoio à tomada de decisão do gestor agrícola para formular as estratégias de gestão mais adequadas ao nível do stock de alimentos, da rotação dos animais entre parcelas, dos cálculos de encabeçamento animal, da fertilização/correcção do solo, da preservação da biodiversidade de espécies botânicas ou do adensamento dos povoamentos arbóreos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22091
Type: article
Appears in Collections:ERU - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
ICAAM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
01_RCA_V41_n1_2018_ARTIGO_08.pdf703.59 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois