|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21813
|
Title: | Intervenção psicomotora em crianças de idade pré-escolar vítimas de maus-tratos e negligência: um estudo sobre os relacionamentos sociais e os problemas de comportamento |
Authors: | Cardoso, Teresa Raquel Junceira |
Advisors: | Santos, Graça Duarte |
Keywords: | Comportamentos exteriorizados e interiorizados Competências relacionais Psicomotricidade Maus tratos infantis Externalized and internalized behaviors Relational skills Psychomotricity Child maltreatment |
Issue Date: | 6-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os maus-tratos infantis podem ter repercussões graves no desenvolvimento da criança, quer
ao nível cognitivo como emocional, social, motor, orgânico/biológico e psicológico, resultando
em inúmeras alterações visíveis, entre elas a expressão de comportamentos exteriorizados e
interiorizados e as alterações nas competências relacionais.
Sendo a Psicomotricidade uma terapia de mediação corporal que procura intervir no corpo,
em relação com o outro e com os objetos, enquanto veículo de expressão da vida psíquica e do
conflito interno, foi questionada a eficácia da sua intervenção junto de crianças vítimas de
maus-tratos infantis, em idade pré-escolar, ao nível dos comportamentos exteriorizados e
interiorizados e das competências relacionais.
Através da análise de cinco estudos de caso, pudemos refletir sobre a sua influência nas
competências relacionais, bem como ao nível da impulsividade, dos comportamentos de
oposição/desafio, da expressão agressiva, da autoestima e autoconfiança, da tolerância à
frustração, da construção da identidade/ afirmação do Eu e da expressão de conflitos internos
através do jogo; Abstract:
Psychomotor intervention in maltreated preschoolers: a study on social relationships
and behavioral problems
Child maltreatment can have serious repercussions on children's cognitive, emotional,
social, motor, organic / biological and psychological development, causing numerous
manifestations among them the expression of externalized and internalized behaviors and
changes in relational skills.
Psychomotricity is a body-mediation therapy that seeks to intervene in body’s relation with
himself, the others, the environment and objects as a vehicle for the expression of psychic life
and internal conflict.
Therefore, we questioned the effectiveness of its intervention with maltreated preschool age
child, on externalized and internalized behavior and relational skills.
Through the analysis of five case studies, we were able to reflect on psychomotricity
intervention influence in relational skills, impulsiveness, oppositional/defiant behavior,
aggressive expression, self-esteem and self-confidence, frustration tolerance, self- identity
construction and the expression of internal conflicts through play. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21813 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|