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http://hdl.handle.net/10174/21804
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Title: | O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
Authors: | Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiro |
Advisors: | Silvério, Marta |
Keywords: | Marketing social Saúde pública Campanhas de sensibilização Social marketing Public health Sensibilization campaigns |
Issue Date: | 20-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A relação entre o marketing social e a saúde pública aconteceu ao longo da convivência
do ser humano com uma vasta gama de patógenos e a alteração de lifestyle num mundo
onde a tendência é a transformação de doenças agudas em doenças crónicas, com impacto
na morbilidade e mortalidade populacional. Muitos problemas que afetam a comunidade,
são doenças que poderiam ser prevenidas, com alterações de hábitos e escolhas
individuais. Neste trabalho investiga-se a intervenção do marketing para encorajar a
alteração de comportamentos dos indivíduos, relativamente à sua saúde. Realizaram-se
dois tipos de estudo: investigação bibliográfica e empírica. Recorreu-se à pesquisa
quantitativa e qualitativa através da aplicação do método da entrevista e do questionário,
para estudar a perspetiva do target, influenciado pelas campanhas de sensibilização e dos
marketeers, responsáveis pelo seu desenvolvimento. Obtiveram-se resultados bastante
satisfatórios, comprovando que as estratégias de marketing cuidadosamente planeadas,
conseguem impactar positivamente a saúde das comunidades; Abstract:
Social marketing applied to public health: Sensibilization campaigns in Portugal
The relation between social marketing and public health, happened during the coexistence
of the human being with a wide range of pathogens and the lifestyle modification in a
world where the tendency is the transformation of acute diseases in chronic diseases, with
impact in the population's morbidity and mortality. Many of the problems which affect the
communities, are diseases that could be prevented, with modifications of habits and
choices from individuals. In this research, is investigated marketing’s intervention to
encourage the modification of individuals behaviors, about their health. Two types of
studies were made: a bibliographic and empirical investigation. Through a quantitative and
qualitative research applying the interview and survey method, to study the target’s
perspective, influenced by the awareness campaigns and the marketer’s perspective,
responsible for their development. Satisfying results were obtained, which prove that
carefully planned marketing strategies can positively impact the health of communities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21804 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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