Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21792

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de música do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica: introdução das unhas no ensino da guitarra
Authors: Gromicho, Miguel José Pires
Advisors: Gromicho, Miguel José Pires
Keywords: Ensino da música
Guitarra
Produção sonora
Unhas
Introdução das unhas
Manutenção das unhas
Music teaching
Guitar
Tone production
Nails
Introduction of the nails
Nail maintenance
Issue Date: 28-Nov-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento é um relatório da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Convervatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob orientação do Professor Doutor Dejan Ivanovic e do orientador cooperante Professor José Farinha. Este trabalho possui duas secções. A primeira secção pretende descrever a realização do estágio, contendo uma contextualização do universo escolar em que se insere e descrevendo detalhadamente as práticas pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda secção possui um caráter investigativo e incide no tema da produção sonora da guitarra, mais precisamente no uso das unhas pelos alunos. Baseado numa metodologia quantitativa, este trabalho procura responder às questões controversas, levantadas no capítulo da problemática, através de resultados objetivos que cruzam variáveis, não só do domínio técnico-interpretativo da guitarra, como também ao nível do desenvolvimento cognitivo da criança; Report of Prática de Ensino Supervisionada discipline, realized in Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica: Introduction of the Nails in the Guitar Teaching Abstract: This document is a report of Prática de Ensino Supervisionada discipline, realized in Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, under the guidance of Professor Doctor Dejan Ivanovic and the cooperating mentor Professor José Farinha. This work has two sections. The first section describes the completion of the intership, having a contextualization of the school and describing in detail the pedagogical practices adopted over the year. The second section has an investigative character and is about the guitar tone production theme. Based on a quantitative methodology, this work wants to answer to the controversial issues in the chapter of the problem, through objective results that cross variables of guitar technique and the child cognitive development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21792
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado - Ensino da Música - Miguel José Pires Gromicho - Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Regional de Évora....pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois