Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21580
|
Title: | Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems). |
Authors: | Edgar Galindo |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Edgar Galindo. Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10, 1-5, 2017. |
Abstract: | O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados obtidos na aplicação de procedimentos de treino baseados nas técnicas da Análise Comportamental Aplicada (ACA) a alunos na situação de insucesso escolar. Programas de treino anteriormente aplicados com sucesso a alunos do 1.º ao 3.º ano de escolaridade, foram aplicados nesta investigação a três alunos com problemas de insucesso escolar do 4.º ano de escolaridade. Foram aplicados como instrumentos para medir o desempenho dos alunos o Subteste de Aritmética da WISC-III e as Provas de Avaliação do Método Distema, incluido a prova de Despsite de Dislexia, antes e após a intervenção com técnicas da ACA. Os resultados obtidos mostraram ganhos advancers nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos. Todas as formas de avaliação aplicadas mostraram os mesmos resultados. Foram, assim, replicados os resultados obtidos noutros estudos similares realizados em Portugal. Concluiu-se assim que, uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas da ACA parece melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar.
Palavras-chave: desempenho escolar, school failure, Análise Comportamental Aplicada. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21580 |
Other Identifiers: | 2386-7418 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|