Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21492
|
Title: | Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes |
Authors: | Balca, Angela Azevedo, Fernando |
Keywords: | Educação literária Literatura Escola Educação Pré-Escolar Ensino Básico |
Issue Date: | 2017 |
Abstract: | O presente estudo pretende descrever, analisar e discutir como a Educação Literária está presente na escola, em Portugal, através dos documentos programáticos oficiais e das vozes e práticas dos docentes. O estudo aborda os documentos para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico. Os principais objetivos do estudo são: conhecer os documentos programáticos oficiais em relação à educação literária; compreender como esses documentos apresentam a educação literária; conhecer as conceções e as práticas dos docentes sobre a educação literária. Para este estudo convocámos uma metodologia assente na leitura crítica e reflexiva dos documentos e recorremos a vários estudos para conhecer as conceções e as práticas dos docentes. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que a educação literária está presente nos documentos programáticos oficiais; todavia estes documentos nem sempre apontam práticas consentâneas com a promoção de uma verdadeira educação literária.Os docentes apresentam por vezes conceções pouco congruentes com o fomento de práticas que estimulem uma educação literária. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21492 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|