Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21476

Title: Comportamentos e motivos dos/as observadores/as de bullying: Contributos para a sua avaliação
Authors: Melo, Madalena
Pereira, Sónia
Keywords: Bullying
observadores/as de bullying
bystanders
desengajamento moral
Issue Date: Nov-2017
Publisher: Revista Psicologia
Citation: Melo, M. & Pereira, S. (2017). Comportamentos e motivos dos/as observadores/as de bullying: Contributos para a sua avaliação. Psicologia, 31(2), 1-14. doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1150
Abstract: Resumo: Abordagens recentes sobre o bullying escolar têm criticado o foco exclusivo sobre a díade agressor/a-vítima e indicado a necessidade de se analisar também os papéis que observadores/as podem desempenhar neste fenómeno — assistentes, reforçadores/as, defensores/as e outsiders (Salmivalli, Voeten, & Poskiparta, 2011). Neste sentido, o presente estudo procurou, com base no quadro conceptual da motivação para intervir em situações de bullying de Thornberg et al. (2012), compreender fatores que levam os/as observadores/as a ajudar ou não as vítimas de bullying. Um total de 481 estudantes, do 5º ao 9º ano, de quatro escolas da região de Évora, participou no estudo. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário composto de caracterização sociodemográfica e escolar, e por duas escalas relacionadas com a observação de fenómenos de bullying: Escala de Comportamento de Observadores de Bullying (ECOB; Thornberg & Jungert, 2013) e Escala de Avaliação e Sensibilidade Moral face ao Bullying (EASMB; Pereira & Melo, 2014). Os principais resultados sugerem a existência de quatro fatores que influenciam o/a observador/a a intervir ou não nas situações de bullying – Falta de Sensibilidade Moral Básica, Afastamento da Situação de Bullying, Empatia e Desengajamento Moral.
URI: doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1150
http://hdl.handle.net/10174/21476
ISSN: 2183-2471
Type: article
Appears in Collections:PAO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Melo & Pereira (2017) Comportamentos e motivos observadores de bullying. Psicologia, 31 (2), 1-14).pdf95.61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois