|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21411
|
Title: | Escolas do Sul : Sistemas de informação nos ensinos liceal e técnico |
Authors: | Gameiro, Fernando Luís |
Editors: | Vaquinhas, Nelson Caxias, Marisa Vinagre, Helena |
Keywords: | Redes de arquivos escolares Rede de Arquivos Escolares de Évora - RAEEV |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Publicações do Cidehus |
Citation: | Gameiro, Fernando Luís - Escolas do Sul : Sistemas de informação nos ensinos liceal e técnico In : Da produção à preservação informacional: desafios e oportunidades [en ligne]. Évora : Publicações do Cidehus, 2017 (généré le 10 septembre 2017). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/cidehus/2633>. ISBN : 9782821882676. DOI : 10.4000/books.cidehus.2633. |
Abstract: | Há mais de duas décadas, quando os historiadores portugueses introduziram nas suas agendas de investigação as questões educativas, começaram por se concentrar no debate e nas políticas, nos aspectos institucionais, didácticos, pedagógicos e curriculares do funcionamento das Escolas.
Fora das nossas fronteiras, a partir do início da década de setenta do século XX, os estudos sobre as origens sociais e a mobilidade conheceram um incremento significativo que se traduziu na ampliação do conhecimento sobre os processos de ascensão social das elites europeias.
Estes estudos mostram a importância da educação formal nos processos de mobilidade, ao mesmo tempo que evidenciam a necessidade efectuar estudos de caso, mais contextualizados, que atenuem a omnipresente análise quantitativa. Algo que os fundos existentes nos arquivos escolares permitem.
Em Portugal, nas últimas duas décadas, o interesse pelas questões da educação em perspectiva histórica produziu contributos relevantes para a caracterização dos sistemas educativos e dos seus agentes. Porém, do ponto de vista da preservação e estudo sistémico dos fundos documentais das instituições educativas – que em última instância suportam aqueles trabalhos –, ainda há um longo caminho a percorrer. Só nos últimos anos se iniciou um lento processo de sensibilização para o espólio que muitas das instituições de ensino possuem, mas que ainda não tratam nem organizam.
Grande parte desta documentação é imprescindível no estudo dos mecanismos sociais ligados à educação e o risco de tais documentos se perderem em definitivo é imenso. O problema abrange vários subsistemas de ensino e tem, portanto, a dimensão do país.
Com base em dois destes arquivos este capítulo dá notícia da sua organização primitiva e apresentará a reconstituição dos sistemas de informação pretéritos associados à instalação das duas instituições: a liceal (1841) e a industrial (1914). Estes dois núcleos formaram a base para o lançamento do projeto de constituição de uma rede de arquivos escolares em Évora: a RAEEV. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21411 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|