Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21411

Title: Escolas do Sul : Sistemas de informação nos ensinos liceal e técnico
Authors: Gameiro, Fernando Luís
Editors: Vaquinhas, Nelson
Caxias, Marisa
Vinagre, Helena
Keywords: Redes de arquivos escolares
Rede de Arquivos Escolares de Évora - RAEEV
Issue Date: 2017
Publisher: Publicações do Cidehus
Citation: Gameiro, Fernando Luís - Escolas do Sul : Sistemas de informação nos ensinos liceal e técnico In : Da produção à preservação informacional: desafios e oportunidades [en ligne]. Évora : Publicações do Cidehus, 2017 (généré le 10 septembre 2017). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/cidehus/2633>. ISBN : 9782821882676. DOI : 10.4000/books.cidehus.2633.
Abstract: Há mais de duas décadas, quando os historiadores portugueses introduziram nas suas agendas de investigação as questões educativas, começaram por se concentrar no debate e nas políticas, nos aspectos institucionais, didácticos, pedagógicos e curriculares do funcionamento das Escolas. Fora das nossas fronteiras, a partir do início da década de setenta do século XX, os estudos sobre as origens sociais e a mobilidade conheceram um incremento significativo que se traduziu na ampliação do conhecimento sobre os processos de ascensão social das elites europeias. Estes estudos mostram a importância da educação formal nos processos de mobilidade, ao mesmo tempo que evidenciam a necessidade efectuar estudos de caso, mais contextualizados, que atenuem a omnipresente análise quantitativa. Algo que os fundos existentes nos arquivos escolares permitem. Em Portugal, nas últimas duas décadas, o interesse pelas questões da educação em perspectiva histórica produziu contributos relevantes para a caracterização dos sistemas educativos e dos seus agentes. Porém, do ponto de vista da preservação e estudo sistémico dos fundos documentais das instituições educativas – que em última instância suportam aqueles trabalhos –, ainda há um longo caminho a percorrer. Só nos últimos anos se iniciou um lento processo de sensibilização para o espólio que muitas das instituições de ensino possuem, mas que ainda não tratam nem organizam. Grande parte desta documentação é imprescindível no estudo dos mecanismos sociais ligados à educação e o risco de tais documentos se perderem em definitivo é imenso. O problema abrange vários subsistemas de ensino e tem, portanto, a dimensão do país. Com base em dois destes arquivos este capítulo dá notícia da sua organização primitiva e apresentará a reconstituição dos sistemas de informação pretéritos associados à instalação das duas instituições: a liceal (1841) e a industrial (1914). Estes dois núcleos formaram a base para o lançamento do projeto de constituição de uma rede de arquivos escolares em Évora: a RAEEV.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21411
Type: bookPart
Appears in Collections:HIS - Publicações - Capítulos de Livros

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