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http://hdl.handle.net/10174/21273
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço e do movimento |
Authors: | Mercês, Patrícia Alexandra Pinto das |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Matemática Sentido espacial Orientação espacial Visualização espacial Pré-escolar Maths Space sense Space orientation Space visualization Preschool |
Issue Date: | 8-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Elaborado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada, o
presente relatório traduz a investigação decorrente nos contextos de Creche e Jardim-de-infância.
Esta investigação teve como objetivo fundamental compreender, analisar e refletir
sobre a forma como as crianças em idade Pré-Escolar desenvolvem o sentido espacial,
partindo do contexto de exploração do espaço e do movimento. Pretendeu-se assim
responder às seguintes questões: Como lidam as crianças com a leitura de mapas? Como
lidam as crianças com representações em plantas? Quais as principais dificuldades
apresentadas pelas crianças no desenvolvimento da orientação espacial?
Ao longo da investigação foi elaborada uma intervenção didática, consistindo numa
sequência de tarefas significativas tendo em vista o desenvolvimento do sentido espacial
das crianças num contexto de exploração do espaço e do movimento, as quais
possibilitaram a recolha de dados. A análise dos dados foi realizada com base em
fundamentos teóricos e nas questões supracitadas.
Esta investigação permitiu constatar que o desenvolvimento do sentido espacial das
crianças assume-se como fundamental desde os primeiros anos, partindo do desejo natural
que as crianças têm por olhar e interagir com aquilo que as rodeia, destacando-se deste
modo o papel do Educador enquanto criador de ambientes estimuladores e de
experiencias ricas, dando assim sentido e continuidade a esta curiosidade natural das
crianças e proporcionando aprendizagens significativas; Supervised Teaching Practice in Kindergarden: Developing spatial
sense in the context of space and movement exploration
ABSTRACT:
The following report was developed within the scope of the Supervised Teaching
Practice curricular units, and it is a result of the research that was carried out in the
contexts of Nursery School and Preschool.
The main purpose of this research was to understand, analyze and think about the
way how preschool children develop their space sense, in the context of space and
movement exploration. It was intended to answer the following questions: How do
children deal with map reading? How do children deal with representations in plans? What
are the main difficulties faced by children in the development of space orientation?
Throughout the research, it was developed a didactic approach, consisting in a
sequence of significant tasks in order to develop the spatial sense of the children in the
context of space and movement exploration, as which enabled data collection. The analysis
of the data was made based on theoretical foundations and on the questions mentioned
above.
This investigation allowed us to conclude that children’s development of their space
sense is essential since their first years of age, starting from the natural desire that the
children have for looking and interacting with what surround her, thus highlighting the role
of the Educator as creator of stimulating environments and rich experiences, giving
meaning and continuity a this natural curiosity of children and providing significant
learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21273 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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