Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21018

Title: Estudos interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses
Authors: Gama, Joana
Advisors: Gibson, Benoît
Keywords: Música contemporânea portuguesa para piano
Referências extra-musicais
Portuguese contemporary music for piano
Extra-musical references
Issue Date: 2-Feb-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O processo construtivo da interpretação de dez peças contemporâneas portuguesas para piano que evocam elementos extra-musicais referentes à cultura portuguesa é o cerne desta investigação. O seu corpus de trabalho é constituído por Lume de Chão (2003 - 2004) de Amílcar Vasques-Dias, terras por detrás dos montes (2011) de Carlos Marecos, L’aire de l campo (2003) de Eurico Carrapatoso, Variações sobre o Coro da Primavera (2000) de Fernando Lapa, Viagens na Minha Terra (1953 - 1954) de Fernando Lopes-Graça, Fogo Posto (2011) de João Godinho, Para EBowed-Piano, Melódica e Field Recordings (2015) de Tiago Cutileiro e pelas versões para piano dos fados Homem na Cidade, Barco Negro e Talvez se chame saudade da autoria, respectivamente, de Vasco Mendonça, João Madureira e Pedro Faria Gomes, realizadas em 2007. A metodologia, assente na identificação, análise e confrontação dos elementos extra-musicais com a música neles inspirados, mostra, primeiramente, de que forma os compositores incorporaram essas referências nas suas peças, para depois averiguar como o contacto com as fontes originais influencia a interpretação musical. Nestas obras encontram-se referências a Portugal ao nível da geografia, da literatura, da música tradicional, da música de intervenção, do fado ou das tradições populares. Ainda que haja diversos graus de referência e impacto na interpretação, defende-se que o estabelecimento de pontes com os elementos culturais portugueses que inspiraram a criação destas obras é um elemento distintivo na interpretação ao piano. Este tipo de abordagem teve influência em escolhas de carácter, expressividade, tempo, articulação e dinâmicas na interpretação das peças; Performance studies on Portuguese contemporary music for piano: the particular case of evocative music of elements of the Portuguese culture Abstract: The constructive process of the interpretation of ten Portuguese contemporary piano pieces that evoke extra-musical aspects of the Portuguese culture is the core of this research. Its body of work corpus consists of Lume de Chão (2003 - 2004) by Amílcar Vasques-Dias, terras por detrás dos montes (2011) by Carlos Marecos, L'aire de l campo (2003) by Eurico Carrapatoso, Variações sobre o Coro da Primavera (2000) by Fernando Lapa, Viagens na Minha Terra (1953-1954) by Fernando Lopes- Graça, Fogo Posto (2011) João Godinho, Para EBowed-Piano, Melódica e Field Recordings (2015) by Tiago Cutileiro and by versions for piano of the fado songs Um Homem na Cidade, Barco Negro and Talvez se chame saudade composed, respectively, by Vasco Mendonça, João Madureira and Pedro Faria Gomes in 2007. The methodology, based on the identification, analysis and comparison of the extramusical elements with the music inspired by them, shows, firstly, how composers have incorporated these references in their works, and then finds out how the contact with the original sources influences the musical interpretation. These works refer to Portugal in terms of geography, literature, traditional music, protest song, fado and popular traditions. Although there are different degrees of reference and impact on the interpretation, it is stated that the establishment of bridges with the Portuguese cultural elements that inspired the creation of these works is a distinctive element in the interpretation at the piano. This approach influenced the choices of character, expressiveness, time, articulation and dynamic in the performance of the pieces.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21018
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
01 - Joana Gama Recital 'Viagens na Minha Terra'.avi79.37 MBaudio/basicView/Open
04 - Terras Interiores (vídeo completo).avi26.02 MBaudio/basicView/Open
03 - Para EBowed-Piano, Melódica e Field recordings (Tiago C.avi90.37 MBaudio/basicView/Open
02 - Recital Vaguear (Antena 2).avi187.38 MBaudio/basicView/Open
15 - Para E-bowed Piano, Melódica e Field Recordings de Tiag.pdf568.9 kBAdobe PDFView/Open
14 - Para E-bowed Piano, Melódica e Field Recordings de Tiag.pdf706.1 kBAdobe PDFView/Open
13 - Fogo Posto (Arson) de João Godinho.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open
12 - terras por detrás dos montes de Carlos Marecos.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
11 - L'aire de l campo de Eurico Carrapatoso.pdf870.3 kBAdobe PDFView/Open
10 - Variações sobre o Coro da Primavera de Fernando Lapa.pdf13.09 MBAdobe PDFView/Open
09 Talvez se chame saudade de Pedro Faria Gomes.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
08 - Barco Negro de João Madureira.pdf662.64 kBAdobe PDFView/Open
07 - Homem na Cidade de Vasco Mendonça.pdf695.41 kBAdobe PDFView/Open
06 - Lume de chão de Amílcar Vasques-Dias.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
05 Viagens na Minha Terra FLG.pdf40.7 MBAdobe PDFView/Open
Tese de Doutoramento . Joana Gama.pdf110.66 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois