Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21009

Title: A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
Authors: Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
Advisors: Jorge, Fátima
Leal, Susana
Keywords: Responsabilidade social das organizações
Organizações autentizóticas
Satisfação
Empenhamento afectivo
Intitutos politécnicos portugueses
Corporate social responsability
Authentizotic organizations
Satisfaction
Affective commitment and portuguese polytechnics
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21009
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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