Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20908

Title: Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa
Authors: Balça, Ângela
Costa, Paulo
Keywords: Leitura.
Programas escolares
Ensino Básico
Educação literária
Ensino do Português
Issue Date: Jan-2017
Publisher: Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia
Citation: Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9
Abstract: RESUMO Este texto pretende, partindo da discussão dos conceitos de leitura e educação literária, apresentar uma visão crítica relativamente aos mais recentes documentos normativos para a disciplina de Português no Ensino Básico, em Portugal, no que àqueles domínios diz respeito. A sua forma e conteúdo bem como a sua articulação com determinadas práticas dominantes de avaliação configuram-se como elementos potencialmente restritivos das competências profissionais do professor, do potencial que a leitura e que um percurso de educação literária possibilitariam e da formação do aluno em sentido mais abrangente. Procuraremos, na nossa reflexão, destacar os aspetos que se afiguram como os mais restritivos e limitadores na abertura à possibilidade de práticas mais flexíveis e ajustadas aos contextos de aprendizagem e, consequentemente, os maiores obstáculos à formação de leitores críticos e à promoção de uma efetiva educação literária
URI: http://hdl.handle.net/10174/20908
ISSN: 1983-1730
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ensino em Re-Vista janeiro 2017 Balça & Costa Resumo-Abstract.pdf145.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois