Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20908
|
Title: | Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa |
Authors: | Balça, Ângela Costa, Paulo |
Keywords: | Leitura. Programas escolares Ensino Básico Educação literária Ensino do Português |
Issue Date: | Jan-2017 |
Publisher: | Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia |
Citation: | Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia.
DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9 |
Abstract: | RESUMO Este texto pretende, partindo da discussão dos conceitos de leitura e educação literária, apresentar uma visão crítica relativamente aos mais recentes documentos normativos para a disciplina de Português no Ensino Básico, em Portugal, no que àqueles domínios diz respeito. A sua forma e conteúdo bem como a sua articulação com determinadas práticas dominantes de avaliação configuram-se como elementos potencialmente restritivos das competências profissionais do professor, do potencial que a leitura e que um percurso de educação literária possibilitariam e da formação do aluno em sentido mais abrangente. Procuraremos, na nossa reflexão, destacar os aspetos que se afiguram como os mais restritivos e limitadores na abertura à possibilidade de práticas mais flexíveis e ajustadas aos contextos de aprendizagem e, consequentemente, os maiores obstáculos à formação de leitores críticos e à promoção de uma efetiva educação literária |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20908 |
ISSN: | 1983-1730 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|