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http://hdl.handle.net/10174/20841
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Title: | Avaliação do efeito barreira das estradas na abundância e uso do espaço do rato-do-campo (Apodemus sylvaticus) |
Authors: | Eufrázio, Sofia Raquel Lavado |
Advisors: | Mira, António Galantinho, Ana |
Keywords: | Efeito das estradas Parâmetros populacionais Intensidade do uso do espaço Micromamíferos Apodemus sylvaticus Modelo robusto de Pollock GLMM Road effect Population parameters Intensity of space use Small mammmals Apodemus sylvaticus Pollock's robust design GLMM |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As estradas são essenciais ao desenvolvimento da economia, mas também um dos maiores problemas de conservação. Porém, os seus efeitos nas populações de micromamíferos são controversos. Este estudo pretendeu quantificar o efeito da estrada nos parâmetros populacionais e no padrão espacial do rato-do-campo (Apodemus sylvaticus) incluindo os efeitos do microhabitat. Uma área de montado atravessada por uma estrada e outra sem o efeito de estrada (controlo) foram comparadas no sul de Portugal. Os parâmetros populacionais avaliaram-se pelo modelo robusto de Pollock. O efeito do microhabitat no uso do espaço verificou-se através de modelos lineares mistos generalizados (GLMM). Os resultados sugerem que a presença da estrada afecta negativamente os parâmetros populacionais do rato-do-campo. Contudo, na presença da estrada, as bermas parecem ser mais benéficas para esta espécie do que as áreas sem efeito de estrada. Os resultados revelam também a importância de diferentes características de microhabitat para cada população de Apodemus sylvaticus. – ABSTRACT: Roads are essential for economic development but they are also a global concern in wildlife conservation. Nevertheless, there is a controversy about the effects of roads on small mammals. The main goal of this study was to quantify the effect of the road in the population parameters and in the spatial pattern of the wood mouse (Apodemus sylvaticus) including microhabitat effects. We compared populations of two areas: one crossed by a national road and other without the effect of a road in southern Portugal. We used Pollock's robust design to evaluate population parameters. Generalized linear mixed models were used to analyse the microhabitat effect. Our results suggest that the presence of the road negatively affects population parameters of wood mouse. However, in the presence of the road, road verges seem to be more suitable for the species than roadless areas. Our results also revealed the importance of different microhabitat characteristics, for each population of wood mouse. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20841 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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