Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20835

Title: As pinturas murais da sacristia nova da igreja do Colégio do Espírito Santo de Évora: um património a preservar
Authors: Oliveira, Celina Simas de
Advisors: Frazão, Irene
Issue Date: Dec-2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho pretende estudar as pinturas murais da Sacristia Nova do Colégio da Igreja do Espírito Santo de Évora. Estas pinturas são um exemplo da importância que a Companhia de Jesus teve em Portugal como condutora dos princípios da Contra-Reforma utilizando o meio preferido para induzir os crentes na mensagem católica: a Imagem. Para além de conterem alguns dos passos principais da vida do fundador Inácio de Loiola, estas pinturas integram também uma série de grotescos emblemáticos considerados únicos em Portugal. O que pretendemos com este trabalho é identificar iconograficamente cada uma das pinturas, tanto das composições inacianas como dos grotescos emblemáticos e mostrar que elas fizeram parte do primeiro ciclo de pinturas biográficas inacianas fundamentais para o aumento do número de crentes e intensificar o culto ao fundador, de forma a conduzir inevitavelmente ao processo de canonização e beatificação de Inácio de Loiola. Este processo foi imprescindível para consolidar uma Igreja em crise. - ABSTRACT: This work intent to study the mural paintings in the New Sacristy of the College of Espírito Santo Church in Évora. These paintings are an example of the importance the Jesus Company had as a conductor of Counter Reform principles by using their preferred method to induct believers in the Catholic message: The Image. These paintings not only include some of the most significant moments of founder Inacio de Loiola's life, but are also made of a series of emblematic grotesques considered unique in Portugal. This work intends to categorize ichnographically each one of those paintings, both the Inacian compositions and the emblematic grotesques, demonstrating their connection to the first cycle of Inacian biographic paintings, which was fundamental to amplify believer's numbers and intensify the cult to its founder, leading inevitably to the canonization and beatification process of Inacio de Loiola. This process was crucial to consolidate a church in crisis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20835
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Celina Simas de Oliveira - ANEXO FOTOGRÁFICO - Tese de Mestrado - 186 062.pdfAnexo fotográfico50.32 MBAdobe PDFView/Open
Celina Simas de Oliveira - Tese de Mestrado - 186 061.pdf35.47 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois