Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20817

Title: Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
Authors: Béco, Lizeta Martins
Advisors: Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Concepções de ajuda académica
Estratégias de aprendizagem
Estratégias de procura de assitência social
Aprendizagem auto-regulada
Conception of academic help
Learning strategies
Social assistance strategies
Self-regulated learning
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudio­gravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20817
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lizeta Martins Béco - Tese de Mestrado - 185 749.pdf48.2 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois