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http://hdl.handle.net/10174/20759
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Title: | O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
Authors: | Silva, Edna Rildete de Almeida da |
Advisors: | Cid, Maríliav Castro |
Keywords: | Avaliação Políticas públicas Compromisso profissional Evaluation Publicpolicy Professional commitment |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20759 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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