Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20749

Title: Interface inteligente para o caderno escolar electrónico
Authors: Alexandre, Luís Manuel Rodrigues Vital
Advisors: Abreu, Salvador Luís de Bethencourt Pinto de
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta dissertação descrevemos a construção de uma interface inteligente para uma ferramenta que pretende ser uma alternativa eficaz aos tradicionais cadernos e livros utilizados nas salas de aula, dado que fornece apoio tanto na recolha como na organização da informação - O Caderno Escolar Electrónico. Esta interface é capaz de prever qual a tarefa mais provável que o utilizador irá efectuar no sistema, com base num conhecimento prévio das acções já efectuadas, assim como no tempo e percurso efectuado até determinada altura. Esta adaptabilidade visa a melhoria da interacção entre o sistema e o seu utilizador, reduzindo assim o número de interacções explícitas necessárias para efectuar uma determinada tarefa. Para conseguir prever as tarefas mais prováveis em determinada situação, o sistema recorre a algoritmos de classificação, baseados em árvores de decisão e redes de Markov/Modelos "Escondidos"' de Markov. Os utilizadores com necessidades especiais, são o principal alvo deste projecto, mas o sistema poderá também dar um grande contributo a outros utilizadores em idade escolar, dado que esta ferramenta favorece a adopção de um processo metódico para recolha e organização de notas em contexto de sala de aula. Por ter sido desenvolvido com recurso a técnicas de desenho para sistemas interactivos, encontra-se totalmente adaptado aos utilizadores alvos. ABSTRACT: ln this Master Thesis, we describe the construction of an intelligent interface for a tool that intends to be an effective alternative to the traditional books and exercise books used in classrooms, as it provides support for both collecting and organizing information- The Electronic School Notebook. This interface has the ability to predict the most likely task that a user is about to perform, based on prior knowledge of action already made in the system, combined with action time frame. This adaptive capability will reduce the number of explicit interactions to accomplish a certain task. ln order to predict the most likely tasks in a certain context, the system uses machine learning algorithms, based on decision trees and Markov chains/Hidden Markov Models. The users with special needs, are the main target of this project, but the system could give a major contribution to other users in school. This tool promotes a methodic process of collecting and manage the school notes. Developed with techniques for interactive systems, this tool is totally adapted to its users.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20749
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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