Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20743

Title: A prática pedagógica nos cursos de formação inicial de professores : representações de formadores de professores
Authors: Borracha, Maria Eugénia Izaías Rato
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Prática pedagógica
Formação inicial de professores
Formadores de professores
Representações
Portefólios reflexivos
Pedagogical practice
Initial training of teachers
Training teachers
Conceptual models
Portfolios
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo aborda o tema da Prática Pedagógica em cursos de formação inicial de professores do 1.° Ciclo do Ensino Básico (pré-Bolonha). Com ele, procurámos conhecer as representações de oito formadoras de professores do 1. ° Ciclo do Ensino Básico, em cursos pré­ Bolonha, estando quatro a exercer a sua actividade de orientadoras de Prática Pedagógica em duas Escolas Superiores de Educação da Grande Lisboa, uma de ensino público e outra privada, e as outras quatro (professoras cooperantes) a desempenhar funções em escolas oficiais do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo 2008/2009. Essas representações visavam, sobretudo, o papel da Prática Pedagógica na formação e no desenvolvimento profissional do futuro professor, bem como o trabalho desenvolvido por ambos os grupos de formadoras na orientação daquela área curricular. A vertente empírica do estudo, para além da análise documental de portefólios de formandos de ambas as Escolas Superiores de Educação, contou com um importante corpus de dados qualitativos, recolhidos através da realização de entrevistas individuais semi-estruturadas, baseadas num guião devidamente validado por um painel de especialistas. A análise dos testemunhos das participantes no estudo pareceu indicar que a Prática Pedagógica constituía para elas o eixo nuclear de qualquer curso de formação inicial de professores, com fortes repercussões na construção do conhecimento profissional do futuro professor. Manifestaram, contudo, insatisfação pelo facto de continuarem a exercer a sua actividade sem formação específica para tal, para além de considerarem bastante insatisfatória a articulação entre as instituições de formação (Escolas Superiores de Educação) e as escolas do 1. ° Ciclo em que a Prática Pedagógica é desenvolvida. ABSTRACT: The present thesis approaches the subject-matter of Pedagogical Practice in the initial training of teachers that are attending the Degree on Primary Education (before the Bologna process). ln this thesis, we tried to know the conceptual models conceived by eight College teachers: four were lecturing in two Colleges: one private the other one public on the Metropolitan Area of Lisbon; and the other four teachers were lecturing in governmental elementary schools in the school year of 2008/2009. These conceptual models aimed, specifically, the role of the Teaching Practice in the teacher's initial training and in making a better professional development in the future for them, as well as the work developed by a group of college teachers that conducted in the subject. The empirical side of the review, although the documental analysis of the portfolios of the trainees of both colleges, was held with an important corpus of qualitative data searched through semi-structured individual interviews, based on a guide authenticated by experts. The analysis of the testimonials indicated that the Pedagogical Practice is the center line of any initial training of future teachers which highly influences the development of the professional knowledge of the future teacher. The actors in this thesis showed themselves unsatisfied with the fact that they still are practicing teaching without any specific training, regarding the insufficient articulation between Colleges and the governmental elementary schools where the Pedagogical Practice is developed.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20743
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Eugénia Izaías Rato Borracha - Tese de Mestrado - 185 812.pdf25.64 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois