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http://hdl.handle.net/10174/20612
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Title: | Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI: exercício metodológico exploratório de análise e estrutura hierárquica de itens e composição sociodemográfica dos perfis de resposta |
Authors: | Verdasca, José Monginho, Ricardo Cristóvão, Ana Espadeiro, Rui |
Keywords: | análise da dificuldade e discriminação de itens; estrutura hierárquica de itens; estrutura composicional dos perfis |
Issue Date: | Dec-2015 |
Publisher: | Revista Educação: Temas e Problemas |
Citation: | Verdasca, J., Monginho, R., Cristóvão, A. Espadeiro, R. (2015). Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI: exercício metodológico exploratório de análise e estrutura hierárquica de itens e composição sociodemográfica dos perfis de resposta. Revista Educação, Temas e Problemas, nº 15, pp. 88-103. |
Abstract: | : No presente artigo, pretendemos, num primeiro momento, evidenciar a importância
das práticas colaborativas e participadas na elaboração de instrumentos de avaliação das
aprendizagens e da sua aplicação em ambientes virtuais, permitindo, por um lado, acompanhar o
desempenho dos alunos em tempo real e, por outro, decorrente da sua transversalidade, induzir
processos de autorregulação colaborativa entre professores e microrredes de escolas.
A análise da dificuldade e da discriminação dos itens da prova e das suas interações com recurso
ao diagrama de dispersão permitiu projetar as características e qualidade das questões da prova
diagnóstica, revelando-se a componente de Português com maior equilíbrio na conjugação
dificuldade-discriminação. O recurso ao algoritmo Exhaustive CHAID para além de permitir apurar que a pontuação global
média obtida pelos 133 alunos que realizaram a prova foi de 68,42% e verificar a existência de
alguma heterogeneidade dos resultados (Cv=26,5%), permitiu especialmente evidenciar a
estrutura hierárquica das respostas e identificar os fluxos sequenciais em termos de resposta certa
ou errada na produção da pontuação global. Por outro lado, a análise das sequências estruturais
associadas aos nós de maior contraste conduziu ainda ao destaque de seis nós, organizados em
torno dos pares de nós (28, 14), (25,18) e (27,24). O primeiro dos pares (28, 14), é também o par de maior contraste e o nó 28, com maior concentração de respostas certas, o nó com maior peso
amostral, representando com os seus 32 casos quase um quarto dos alunos que realizaram a
PGD_K3 (24,1%); ao contrário, o nó 14 com apenas 7 casos e representando 5,3% da amostra
geral, registou uma pontuação global na prova de 34,2%. Por último, a análise da estrutura composicional dos perfis em torno de algumas variáveis
contextuais sociodemográficas foi reveladora de uma estrutura de desempenho académico na
prova que parece continuar mais permeável e refém de fatores contextuais exógenos do que
propriamente das dinâmicas internas escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20612 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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