Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20522
|
Title: | Liderança e resultados escolares: Que relações? |
Authors: | Fialho, Isabel Carapeta, Luísa |
Editors: | Barreira, Carlos Bidarra, M. Graça Vaz-Rebelo, M Piedade |
Keywords: | Líder Liderança Resultados escolares Sucesso |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Porto Editora |
Citation: | Fialho, I. & Carapeta, L. (2016). Liderança e resultados escolares: Que relações? In C. Barreira, M. G. Bidarra & M. P. Vaz-Rebelo (Orgs.), Estudos sobre avaliação externa de escolas (pp. 129-156). Porto: Porto Editora. |
Abstract: | No presente artigo apresentamos parte de um estudo realizado no âmbito de um mestrado em Educação, em que se pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança de diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. O estudo enquadra-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, que tem por base a análise discursiva (entrevistas a diretores de escolas/agrupamentos) e documental (relatórios de avaliação externa das escolas avaliadas no 2.º ciclo avaliativo, na região Alentejo). Os dados foram recolhidos em seis escolas/agrupamentos e tratados com a técnica de análise de conteúdo.
Os resultados escolares dos alunos parecem estar relacionados com o estilo de liderança do diretor sem, contudo, se destacar um estilo em particular. Verificou-se que as escolas/agrupamentos com classificações mais elevadas (Muito bom) no domínio dos “Resultados” são aqueles cujos líderes apresentam características não só transformacionais, mas também um grande número de características transacionais, o que nos leva a inferir que a existência de vários estilos de liderança poderá estar na esteira de melhores resultados escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20522 |
ISBN: | 978-972-0-34910-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|