|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20365
|
Title: | Prefácio |
Authors: | Fernandes, Preciosa Fialho, Isabel Bolívar, António |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
Citation: | Fernandes, P.; Fialho, I. & Bolívar, A. (2016). Prefácio. Revista Educação, Sociedade & Culturas. A avaliação das escolas: politicas, perspetivas e práticas / The evaluation of schools: policies, perspectives and practices, 47, 7-10. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. |
Abstract: | A avaliação das escolas, a nível internacional, tem vindo a tornar‑se, progressivamente, na
«nova ortodoxia» da mudança educacional. Relatórios internacionais, particularmente da OCDE,
políticas educativas em diferentes países e a literatura sobre o tema assinalam a necessidade
de fazer pressão a partir do exterior, através de avaliações externas. Mas, ao mesmo tempo,
tem vindo a abrir‑se uma onda de críticas, sobre as formas e utilizações que essas avaliações
estão a ter, especialmente num contexto neoliberal de performatividade e competitividade entre
escolas, vinculando a avaliação à accountability, no interior de uma estratégia mercantil. Como
assinala Pasi Sahlberg (2010), face a estas utilizações de prestação de contas, são possíveis
outras «formas mais inteligentes» de avaliação e prestação de contas para melhorar as escolas e
assegurar a equidade na educação.
Por esta razão, a revista Educação, Sociedade & Culturas considerou oportuno dedicar
este número temático à revisão das políticas, perspetivas e práticas de avaliação das escolas.
A avaliação das escolas merece ser analisada e discutida para que possa ser usada como ins‑
trumento ao serviço da melhoria interna, em vez de se converter num meio de controlo que,
estabelecendo rankings entre as escolas que pretendem aumentar a qualidade, contribua para
agravar as desigualdades. São possíveis outras lógicas na avaliação das escolas. Em particular, a par de um modo pós‑burocrático de regular os sistemas educativos, a avaliação pode contribuir
decisivamente para tornar o sistema educativo mais eficaz. Este necessita de contar com dados
(externos ou internos) para tomar decisões mais informadas pois não se pode valorizar os processos de melhoria da escola à margem desses dados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20365 |
ISSN: | 0872-7643 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|