|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20331
|
Title: | Supervisão da prática letiva. Uma estratégia colaborativa de apoio ao desenvolvimento curricular |
Authors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | Supervisão Colaboração Desenvolvimento curricular Desenvolvimento profissional Prática letiva |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC) |
Citation: | Fialho. I. (2016). Supervisão da prática letiva. Uma estratégia colaborativa de apoio ao desenvolvimento curricular / Supervion of teachers’ practice. A collaborative strategy to support curriculum development. Revista de Estudos Curriculares, 7 (2), 18-37. |
Abstract: | A profissão docente é cada vez mais complexa, na sala de aula deparamo-nos com
alunos de diferentes culturas, com diferentes ritmos de aprendizagem, interesses e
necessidades que colocam ao professor o desafio de ensinar todos, mesmo os que
não querem aprender. A resposta a este desafio não pode ser individual, tem de
resultar de ações concertadas e assumidas pelos docentes como coletivo. Neste
contexto desafiador, a supervisão da prática letiva constitui, enquanto estratégia
formativa centrada no contexto de trabalho, uma resposta possível que, através da
observação direta das práticas, da reflexão e da construção colaborativa de
conhecimento pedagógico, facilita a resolução de problemas, promove o
desenvolvimento profissional e a inovação curricular, aumentando a eficácia
docente.
Neste artigo, de revisão de literatura, discutem-se diversos aspetos relacionados
com a supervisão pedagógica, no sentido de contribuir para a clarificação de
conceitos e de processos, que possam ajudar e orientar a sua implementação nas
escolas. Pretende-se evidenciar as potencialidades da supervisão pedagógica
colaborativa, realizada entre pares. Começamos pela (re)conceptualização da
supervisão pedagógica, abordamos a supervisão enquanto uma exigência, um
desafio e uma oportunidade, destacamos a dimensão colaborativa da supervisão,
descrevemos as fases do ciclo da supervisão clinica e terminamos com as
considerações finais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20331 |
ISSN: | 2183-8755 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|