Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20331

Title: Supervisão da prática letiva. Uma estratégia colaborativa de apoio ao desenvolvimento curricular
Authors: Fialho, Isabel
Keywords: Supervisão
Colaboração
Desenvolvimento curricular
Desenvolvimento profissional
Prática letiva
Issue Date: 2016
Publisher: Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC)
Citation: Fialho. I. (2016). Supervisão da prática letiva. Uma estratégia colaborativa de apoio ao desenvolvimento curricular / Supervion of teachers’ practice. A collaborative strategy to support curriculum development. Revista de Estudos Curriculares, 7 (2), 18-37.
Abstract: A profissão docente é cada vez mais complexa, na sala de aula deparamo-nos com alunos de diferentes culturas, com diferentes ritmos de aprendizagem, interesses e necessidades que colocam ao professor o desafio de ensinar todos, mesmo os que não querem aprender. A resposta a este desafio não pode ser individual, tem de resultar de ações concertadas e assumidas pelos docentes como coletivo. Neste contexto desafiador, a supervisão da prática letiva constitui, enquanto estratégia formativa centrada no contexto de trabalho, uma resposta possível que, através da observação direta das práticas, da reflexão e da construção colaborativa de conhecimento pedagógico, facilita a resolução de problemas, promove o desenvolvimento profissional e a inovação curricular, aumentando a eficácia docente. Neste artigo, de revisão de literatura, discutem-se diversos aspetos relacionados com a supervisão pedagógica, no sentido de contribuir para a clarificação de conceitos e de processos, que possam ajudar e orientar a sua implementação nas escolas. Pretende-se evidenciar as potencialidades da supervisão pedagógica colaborativa, realizada entre pares. Começamos pela (re)conceptualização da supervisão pedagógica, abordamos a supervisão enquanto uma exigência, um desafio e uma oportunidade, destacamos a dimensão colaborativa da supervisão, descrevemos as fases do ciclo da supervisão clinica e terminamos com as considerações finais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20331
ISSN: 2183-8755
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A - SUPERVISÃO DA PRÁTICA LETIVA. UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, 2016.pdf511.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois