|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20028
|
Title: | Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio |
Authors: | Costa, Paulo |
Editors: | RÖSING, RETTENMAIER, M. T. |
Keywords: | património discurso pedagógico currículo disciplina de Português cânone literário |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UPF Editora |
Citation: | Costa, Paulo. 2016. Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio. In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, ed. RÖSING, T. ; RETTENMAIER, M., 235 - 250. . Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora. |
Abstract: | Pretendemos, neste texto, equacionar a possibilidade de se considerar a construção de uma disciplina escolar como um processo semelhante ao que leva à validação do que se entenderia como património. Parte-se, para tal, num primeiro momento do texto, da identificação de um enquadramento teórico que considere este processo de construção e validação como algo de eminentemente ideológico. Num segundo momento, descrevendo e discutindo o processo de construção do Português enquanto disciplina escolar, o seu território e as suas funções, equacionamos os possíveis pontos de intersecção do conceito de património com este espaço. Refletiremos, a este respeito, sobre o caso particular da construção do cânone literário (e da importância da escola enquanto instância legitimadora). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20028 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|