Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19025
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário realizada nas Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Básica 2, 3 André de Resende : A ideia no desenho, diferentes desenhos no ensino das artes visuais |
Authors: | Bandola, Alexandra Isabel Ratado |
Advisors: | Charréu, Leonardo |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada Artes visuais Educação visual Cultura visual Literacia visual Desenho Didáctica Supervised teaching practice Visual arts Visual education Visual culture Visual literacy Design Didactic |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho, onde foi desenvolvido o tema “A Ideia no Desenho, Diferentes
Desenhos no Ensino das Artes Visuais”; foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e
no Ensino Secundário, pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à Prática de Ensino
Supervisionada desenvolvida no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária Gabriel
Pereira e Escola Básica André de Resende.
O relatório integra a preparação científica, pedagógica e didática; caraterização do
concelho de Évora; caraterização do contexto educativo, planificação, condução de
aulas, avaliação de aprendizagens e conclui com a análise da prática de ensino e
desenvolvimento profissional.
Possui ainda dois apêndices finais com informação citada e evidências significativas das
atividades desenvolvidas na escola. /ABSTRACT:The present work in which we develop a theme "The Idea in Drawing, Different
Drawings in Visual Art Education"; was prepared to achieve de Master Degree on
Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is
focused in the teaching supervised practice developed at the Escola Secundária Gabriel
Pereira and Escola Básica André de Resende Schools, during the academic year of
2011/2012. The report includes scientific, educational and didactical preparation;
characterization of the municipality of Évora; school planning, conducted lessons and
learning evaluation; and concludes with teaching analysis and professional
development.
It also includes two final appendices with quoted information and significant evidence
of the schooling activities. NOTA: em virtude de esta Tese conter apêndices de formatos diversos e incompatíveis para a introdução no repositório, só poderão ser consultados na Biblioteca Geral da Universidade de Évora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19025 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|