Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18906
|
Title: | Alunização no ensino universitário: aprender a ser aluno |
Authors: | Nico, Bravo |
Editors: | Pires, José Morgado, Margarida |
Keywords: | Currículo Processo de alunização Ensino Superior Integração e Adaptação |
Issue Date: | 1997 |
Abstract: | A entrada na Universidade é um fenómeno que só pode ser comparado à entrada na escola. Tudo é uma novidade. A ausência de modelos é quase absoluta. Não se conhecem a instituição, os professores, os colegas, as rotinas, as normas, a organização e sistema curricular, a linguagem, as formas de tratamento formal. Por outro lado, existe uma quase total inexistência de métodos de estudo adequados aos novos processos de ensino docente e uma limitativa incapacidade em gerir o tempo disponível. Não se conhecem as balizas que enquadrarão o futuro comportamento, não são imediatamente percetíveis aos contornos do novo poder docente, não se sabe até onde se poderá, eventualmente, ir. Uma realidade demasiado incógnita, que se poderá revelar ingrata e até mesmo frustrante, se a ela o aluno não se adaptar convenientemente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18906 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|