Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18894

Title: O currículo universitário: uma questão de ensino ou de aprendizagem?
Authors: Nico, Bravo
Editors: Atas do I Encontro sobre o Ensino da Economia
Keywords: Currículo
Ensino Superior
Adaptação e Integração
Issue Date: 2003
Abstract: “Se a Universidade caminha efectivamente para uma universidade de massas, os docentes não podem estar satisfeitos com o número de desistências e de reprovações, com particular incidência no primeiro ano (…). Neste caso, a reflexão deve sobretudo centrar todos os seus esforços na estruturação e na distribuição dos conteúdos e na tomada em consideração das características individuais dos estudantes.” (Bireaud, 1995:62) Como se pode depreender da citação anterior e como, eventualmente, se deduzirá do entendimento do que deverá constituir-se como o cerne das preocupações curriculares nas universidades, particularmente no que ao primeiro ano diz respeito, é fundamental que exista um “encontro” entre quem ensina e quem aprende. Um profundo e significativo “encontro”, de forma que os mundos do ensino e da aprendizagem sejam um só e não se apresentem como se de dois compartimentos estanque se tratassem. É nesta linha que a presente comunicação se debruça.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18894
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.C.24.pdf477.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois