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http://hdl.handle.net/10174/18743
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: explorando a simetria na infância |
Authors: | Penteado, Maria Inês de Almeida |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Matemática na infância Simetria Materiais manipuláveis Computador Ensino exploratório da Matemática Mathematics in childhood Symmetry Manipulatives Computer Inquiry based teaching of mathematics |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório é referente à investigação realizada no âmbito das unidades
curriculares da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino
Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
da Universidade de Évora.
A investigação foi realizada em contexto de uma sala de Pré-Escolar e em
contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano. Os dois contextos fazem
parte da Escola Manuel Ferreira Patrício, sede do Agrupamento de Escolas n.º 1 de
Évora.
A respetiva investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir
acerca da exploração da simetria de reflexão em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino
Básico. Deste modo, era pretendido responder às seguintes questões: “Como lidam as/os
crianças/alunos com a identificação e a exploração de simetria de reflexão?” e “Que
práticas devo desenvolver que contribuam para a compreensão e utilização da simetria
de reflexão por parte das crianças?”.
No decorrer da investigação foi desenvolvida uma intervenção didática em cada
contexto, consistindo em sequências de tarefas de exploração de simetria que se
caracterizaram por recorrer a diversos materiais e ao computador com o programa
SIMIS, em 1.º Ciclo, com tarefas abertas de natureza exploratória. A recolha de dados
apoiou-se nos cadernos de formação relativos às PES, nas planificações, nas produções
das crianças, em respostas às tarefas e excertos dos diálogos havidos.
Esta investigação permitiu verificar que é possível explorar a simetria no Pré-
Escolar e 1.ºCiclo de Ensino Básico, uma vez que as crianças reconheceram figuras com
simetria, conseguiram identificar eixos de simetria em figuras e construíram figuras
simétricas. Para tal, desenvolveram-se práticas que contribuíram para a compreensão e
utilização da simetria, através de estratégias de ensino-aprendizagem exploratório da
Matemática, com recurso a materiais manipuláveis e a software específico, que mostraram ser ferramentas essenciais nas tarefas de exploração e identificação de
simetria; ABSTRACT: The present report refers to research developed in the context of Supervised
Teaching Practice in Pre-school Education and in Primary School, integrated in
Master’s degree in Pre-school Education and Teaching Primary School at University of
Évora.
The research was conducted in context of a pre-school room and in context of
1st cycle of basic education, in a 2nd class year. The two contexts are part of the
Manuel Ferreira Patrício School, headquarters of cluster of Évora schools.
The respective research has aimed understand, analyze and reflect about
reflection symmetry exploration, in Pre-school and in Primary School. Thus, was
intented to answer the questions: “How childrens deal with the identification and
exploration of reflection symmetry?" And "What practices should be developed to
contribute to the understanding and use of reflection symmetry by childrens?".
During the research it was developed a didactic intervention, in each context,
consisting of sequences of symmetry exploration tasks that featured by resorting to
diverse materials and the computer with the SIMIS program in the Primary School, with
open tasks exploratory. Data collection builds on the training books on STP, the flat
patterns, in productions of children, in response tasks and excerpts from the additions
accruing dialogues.
This research has shown that it is possible to explore the symmetry in Preschool
and Primary School, since children recognized figures with symmetry, they were able to
identify lines of symmetry in figures and built symmetrical figures. For such practices
have developed that have contributed to the understanding and use of symmetry,
through exploratory teaching and learning strategies of mathematics, using
manipulatives and specific software, which proved to be essential tools in the exploration tasks and identification symmetry. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18743 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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