Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18437

Title: Processamento e reconhecimento de faces na perturbações do espectro do autismo
Authors: Fialho, Ângela Miguel Nogueira
Advisors: Silva, Isabel Leite dos Santos
Keywords: Perturbação do espectro do autismo
Reconhecimento de faces
Processamento holístico
Tarefa de faces compósitas
Autistic spectrum disorders
Face recognition
Holistic processing
Composite Task
Issue Date: 18-Apr-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As Perturbações do Espectro Autista (PEA) caracterizam-se por dificuldades na interação social, na linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos. Tendo em conta que o défice na interação social pode prejudicar ou resultar de um sistema de reconhecimento de faces alterado, o presente estudo teve por objetivo investigar se as dificuldades de reconhecimento de faces nas PEA estão ou não relacionadas com défices no processamento holístico das faces. Para tal, foram testadas 15 crianças com PEA, com idades entre os 7 e os 15 anos, emparelhadas em idade com 14 crianças com desenvolvimento típico, na tarefa de faces compósitas. Não se encontraram diferenças significativas no processamento holístico evidenciado pelas crianças autistas e pelas do grupo de controlo. Assim, não se encontraram evidências que corroborem a hipótese de existência de um défice no processamento das faces em indivíduos com esta perturbação do desenvolvimento; Face Processing and Recognition in Austim Spectrum Disorders Abstract: Autistic Spectrum Disorders (ASD) is characterized by difficulties in social interaction, language and stereotyped and repetitive behaviors. Given that the social interaction impairment can harm or result from a different facial recognition system, the goal of the present study is to investigate if the difficulties in recognizing faces on ASD is associated or not with a failure of holistic processing. For that, were tested 15 children with ASD, aged between 7 and 15 years-old, matched by age with 14 children with typical development, on the composite task. No differences were found on the holistic processing between the two groups. No evidences were found to confirm the hypothesis of a deficit in the processing of faces in individuals with ASD.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18437
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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