Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18432

Title: Ensino e formação, lazer e informação: práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais em Portugal
Authors: Serrano, Fernanda Maria Cunha Ferreira
Advisors: Calixto, José António
Keywords: Bibliotecas de estabelecimentos prisionais
Práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais
Prison libraries
Prison libraries practices
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta investigação propõe-se a análise das práticas das bibliotecas de estabelecimentos prisionais, em Portugal, na actualidade, através das perspectivas dos responsáveis pelas mesmas e de directores dos estabelecimentos prisionais. A investigação foi realizada em 6 estabelecimentos prisionais localizados de Norte a Sul de Portugal, seleccionados a partir de um questionário exploratório. Foi aplicada a metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas, da observação e da análise de fontes. Os resultados sugerem 1) a presença de constrangimentos que condicionam o desenvolvimento dos serviços, entre os quais, a inexistência de normas nacionais e a ausência de profissionalização; 2) que os entrevistados consideram a biblioteca essencialmente como um centro de apoio ao lazer e ao ensino, assumindo uma perspectiva de espaço cultural no interior do estabelecimento. São apontadas algumas recomendações para a necessária qualificação e profissionalização das bibliotecas em estabelecimentos prisionais bem como a sugestão de alguns temas para futuras investigações. ABSTRACT; This research analyses the Portuguesa prison libraries in its daily actual practices, through the perspectives of their responsible as well as prison establishments' administration. The research took place in 6 prison establishments from north to south selected through an exploratory questionnaire. A qualitative methodology was applied and data were collect through 8 interviews, observation and document analysis. The results suggest 1) the presence of several constraints that interfere in services development, such as, the lack of national standards and the need of professionalization; 2) that the interviewed considered the library mainly as a centre to support leisure and education, assuming a perspective of cultural space inside the prison. Some suggestions are made regarding the need of qualification and professionalization of the Portuguesa prison libraries as well some topics for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18432
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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