Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18251
|
Title: | Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
Authors: | Charréu, Leonardo Oliveira, Marilda Oiveira de |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Charréu, Leonardo; Oliveira, Marilda Oiveira de. Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação, Educação em Revista (UFMG), 31, 1, 365-382, 2016. |
Abstract: | Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva
metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma
mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é
conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa
Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada
nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación
Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational
Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é
uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos
o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para
posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a
a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18251 |
Other Identifiers: | 1982-6621 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|