Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18243

Title: Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
Authors: Costa, Carla Rita Santos
Advisors: Figueira, Eduardo
Keywords: Ortoptistas
Rastreio visual infantil
Competências
Prática profissional
Contexto organizacional
Orthoptist
Children visual screening
Competencies
Professional practice
Organizational context
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT). Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634; r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais, destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de competências em contexto organizacional; ABSTRACT: This study aims to investigate if there is relationship between professional competencies and practice of the orthoptist in visual screening programs for children and to describe orthoptist´s core competencies. A theoretical framework was developed according to the literature and three dimensions were identified: Systemic Competencies (ST), Interpersonal Competencies (IP) and Instrumental Competencies (IT). A focus group technique was applied to obtain the perception of an expert panel about orthoptist´s professional competencies in children visual screening. A questionnaire was constructed and delivered to obtain orthoptists perceptions about their professional competencies and application in professional practice. The questionnaire dimensions presented the following internal consistency: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Spearman correlation suggest that a moderate positive correlation exist between professional competencies and application in professional practice (r(ST)=0,634; r(IP)=0,611; r(IT)=0,606; p=0,000). Five core competencies were identified. The systemic competencies highlight the role of the Orthoptist in visual screening for children concerning the understanding of binocular vision and understanding the role of refraction in binocular vision. It is proposed an intervention model for developing professional competencies in organizational contexto. NOTA: Esta tese contêm ficheiros que não se conseguem carregar no repositório. Caso queira consultar deve faze-lo presencialmente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18243
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Grelha de Análise.doc59 kBMicrosoft WordView/Open
Transcrição Focus group.doc84.5 kBMicrosoft WordView/Open
TESE FINAL.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois