Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18090
|
Title: | Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa |
Authors: | Folque, M. A. |
Keywords: | Educação da criança Pedagogia e Educação Cultura e Educação |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Folque, M. A. (2014). Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa, PERSPECTIVA , 32(3), 951 - 975 . http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951 |
Abstract: | Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de
uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância. |
URI: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n3p951 http://hdl.handle.net/10174/18090 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|