Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17996
|
Title: | Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – desafios e propostas para aprender a melhorar em conjunto. |
Authors: | Cavas, Isabel Leal da Costa, Conceição |
Keywords: | Organização Social; Cultura de Escola; Desenvolvimento e Aprendizagem Institucional. |
Issue Date: | 5-Jul-2015 |
Publisher: | Universidade Católica - Porto |
Citation: | • Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015 Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – desafios e propostas para aprender a melhorar em conjunto. Comunicação oral apresentada no I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 5 e 6 de Julho – Portugal. |
Abstract: | Resumo
O estudo que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da dissertação de Mestrado em Administração Educacional que desenvolvemos. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas dimensões sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes.
Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugámos a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um conjunto de oito participantes.
Das reflexões finais que a triangulação de dados seguida de análise de conteúdo nos permitiram, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas e assumidas em grupo. Identificamos ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo na directora do 1º Ciclo um elemento fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias.
Compreendemos que ainda há um caminho a percorrer, no sentido da cooperação no Departamento e entre Departamentos, pelo que um investimento em formação e desenvolvimento profissional nos pareceram relevantes para um emergente desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde o trabalho conjunto, a partilha de experiências e as dinâmicas interactivas sejam os alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17996 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|