Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17996

Title: Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – desafios e propostas para aprender a melhorar em conjunto.
Authors: Cavas, Isabel
Leal da Costa, Conceição
Keywords: Organização Social; Cultura de Escola; Desenvolvimento e Aprendizagem Institucional.
Issue Date: 5-Jul-2015
Publisher: Universidade Católica - Porto
Citation: • Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015 Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – desafios e propostas para aprender a melhorar em conjunto. Comunicação oral apresentada no I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 5 e 6 de Julho – Portugal.
Abstract: Resumo O estudo que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da dissertação de Mestrado em Administração Educacional que desenvolvemos. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas dimensões sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugámos a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um conjunto de oito participantes. Das reflexões finais que a triangulação de dados seguida de análise de conteúdo nos permitiram, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas e assumidas em grupo. Identificamos ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo na directora do 1º Ciclo um elemento fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias. Compreendemos que ainda há um caminho a percorrer, no sentido da cooperação no Departamento e entre Departamentos, pelo que um investimento em formação e desenvolvimento profissional nos pareceram relevantes para um emergente desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde o trabalho conjunto, a partilha de experiências e as dinâmicas interactivas sejam os alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17996
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Proposta Comunicação Oral 2015 Seminário Porto.pdf15.89 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois