|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17934
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias |
Authors: | Almeida, Ana Teresa Galhofas |
Advisors: | Vidiella, Judit |
Keywords: | Avaliação Artes visuais Educação artística e paradigmas de ensino-aprendizagem Cultura visual Prática de ensino supervisionada Estágio Evaluation Visual arts Art education and teaching-learning paradigms Visual culture |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada aborda uma temática indissociável da prática docente: a avaliação. A avaliação da aprendizagem do aluno é realizada em todas as componentes curriculares, mas nas artes visuais, esta torna-se tema de debate. Uns acreditam que o processo é possível por integrar a componente do conhecimento, outros não, devido à sua subjetividade. Como afirma Imanol Aguirre "a avaliação é a acção de atribuir classificações aos alunos e uma ferramenta indispensável para qualquer processo de aprendizagem. No entanto, esta torna-se também um dos aspectos mais problemáticos da educação artística" (Aguirre (2000: 85). Por isso mesmo, continua a ser necessário analisar os vários pontos de vista.
A juntar-se a estas questões, vem o facto de, ao longo do meu percurso escolar, realizado em artes visuais, me ter deparado com várias situações em que não percebi a avaliação de que fui alvo nas disciplinas artísticas; Abstract: The present report of the Supervised Teaching Practice covers an indissociable theme of the teaching procedure: the evaluation. Assessment of student learning is conducted in all curriculum components, but in the visual arts, this becomes a topic of debate. Some believe that the process is possible by integrating the knowledge component, others do not, due to its subjectivity. According to Imanol Aguirre "The evaluation is the action of assigning ratings to the students and an indispensable tool for any learning process, however, this also becomes one of the most problematic aspects of arts education" (Aguirre (2000: 85). Therefore, it remains necessary to examine the various points of view. Joining these questions comes the fact that, throughout my school career, accomplished in the visual arts, I have encountered several situations where I did not understand the evaluation of which I was targeted within the arts disciplines. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17934 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|