Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17857

Title: Um conceito de gestão para as estações meteporológicas de Timor-Leste
Authors: Andrade, José
Keywords: Estaões meteorológicas
Rede Agrometeorológica
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Global Climate Change Alliance -Timor-Leste
Citation: Andrade, J. 2015 – Um conceito de gestão para as estações meteorológicas de Timor Leste. Global Climate Change Alliance – Timor-Leste, Dili, 55pp.
Abstract: O funcionamento de uma rede adequada de estações meteorológicas é indispensável ao desenvolvimento sustentável de qualquer região, nação ou país. Para que um projeto de instalação de estações meteorológicas ou de rede de estações meteorológicas tenha sucesso e seja, naturalmente, sustentável a longo termo, há que geri-las de modo adequado. A concretização prática de um ‘conceito de gestão de estações meteorológicas’ implica: a) ter sempre presente o objetivo comum ao conjunto de estações meteorológicas que definem uma rede; b) estabelecer uma rede de estações com base em critérios científicos entendíveis e partilhados pela ou pelas entidades envolvidas na sua gestão; c) definir os componentes das estações tendo em conta o objetivo subjacente ao estabelecimento da rede; d) escolher o local adequado à instalação de cada uma das estações tendo em conta as regras e os critérios definidos pela WMO de modo a tornar os dados homologáveis e, por consequência, confiáveis; e) organizar a documentação relativa a todas as estações meteorológicas (metadados). f) manter a rede operacional a longo termo (sustentabilidade); g) formar e atualizar, em permanência, os técnicos envolvidos na gestão das redes; h) promover o contacto e o diálogo permanentes com os utentes dos dados recolhidos de modo a estabelecer as formas de divulgação mais adequadas em cada caso e a compromete-los no esforço de vigilância e manutenção sempre necessárias. Foi feito o diagnóstico relativo à situação existente no território de Timor-Leste no que respeita à distribuição das estações meteorológicas pelo território, à sua operacionalidade, ao registo e processamento de dados, ao modelo de boletim agrometeorológico em vigor, às condições de trabalho do corpo técnico encarregado da gestão das estações. Tendo em conta o conceito de gestão proposto, foram feitas, no âmbito de uma consultadoria, recomendações diversas tendo em vista o objetivo de operacionalizar de modo adequado, e com a celeridade possível, toda a rede sob a alçada do Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17857
Type: report
Appears in Collections:GEO - Relatórios

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório_-_um_conceito_de_gestão_para_as_estações_meteorológicas_de_timor-leste__andrade_josé_alexandre_varanda_.pdf12.82 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois