Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17841

Title: Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
Authors: Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
Advisors: Magalhães, Olga Maria dos Santos de
Costa, Paulo Jaime Lampreia
Keywords: Relação pedagógica
Motivação
Afetividade
Língua portuguesa
Pedagogical relationship
Motivation
Affectivity
Portuguese
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17841
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Helga Cristina Santana Pastor Pires Pepe -Dissertação _ _ Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na d.pdf681.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois