Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17829
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna |
Authors: | Caetano, Sara Duarte Almeida |
Advisors: | Folque, Maria da Assunção |
Keywords: | Educação de infância Movimento Escola Moderna Investigação-ação Papel do educador Gestão cooperada do currículo Childhood education Movimento Escola Moderna Research-action The role of childhood educator Cooperative management of the curriculum |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de
Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção do grau mestre em educação préescolar.
Relata um trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância, ambos
com grupos heterogéneos, inseridos no meio urbano.
Neste relatório procuro compreender de forma mais aprofundada o Modelo Curricular do
Movimento da Escola Moderna e qual o papel do educador ao assumir este modelo.
Ao longo do ano avaliei a minha ação educativa, através da recolha e análise de dados, com
vista à sua melhoria, utilizando a metodologia de investigação-ação recorrendo a mediadores
de aprendizagem profissional, nomeadamente o caderno de formação (planificações e notas de
campo) e os perfis de utilização do modelo para a creche e para o jardim de infância.
São aqui apresentados os construtos para aprender a ser educadora em creche e em jardim de
infância. Os resultados refletem um caminho de aprendizagem e auto-regulação; Supervised teaching in pre-school education: the role of childhood educator in
modern school movement
Abstract:
This internship report was developed within the subject of Supervised Teaching, with the
purpose to obtain a master degree in early childhood education. It reports a work in day basics
in nurseries and kindergartens, both with heterogeneous groups, inserted in the urban
environment.
This report tried to understand more about the Curriculum Model of the Modern School
Movement, and which is the role of the educator to take this style.
I tried to assess my practice, by collecting and analyzing data with a view to its improvement
through research-action methodology, using professional learning facilitators, including the
training book (lesson plans and field notes) and profiles to use the model for nurseries and
kindergartens.
The constructs to learn to be a teacher in nurseries and kindergartens are presented here. The
results reflect a way of learning and self-regulation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17829 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|