Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17732
|
Title: | Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais |
Authors: | Lucena, Isabel Borralho, António |
Editors: | Leite, Raimundo |
Keywords: | Práticas avaliativas Avaliação das aprendizagens em Matemática Ensino básico |
Issue Date: | Nov-2015 |
Publisher: | NAVE |
Citation: | Lucena, I., Borralho, A., Gonçalves, T. & Barbosa, E. (2015). Práticas avaliativas em sala de matemática nos anos iniciais. In R. Leite (Ed.), Actas do VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional (avaliação Educacional: Veredas e Experiências Educacionais). Fortaleza: NAVE (Universidade Federal do Ceará) |
Abstract: | Apresentam-se os resultados parciais de um projeto de investigação em curso “Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: relações com as aprendizagens”. A ideia central do projecto é caracterizar as práticas avaliativas que ocorrem nas salas de aula de matemática nos anos iniciais em contextos brasileiros e portugueses. A
metodologia de investigação é eminentemente qualitativa (entrevistas a professores e alunos e observação de aulas). Os resultados preliminares mostram que as concepções e as práticas de avaliação dos professores participantes revelaram-se, em geral, algo desfasadas do que consta nos programas e nas orientações internacionais sobre a matéria. Mas, além disso, o que foi talvez mais surpreendente foi ter-se verificado que as práticas de avaliação dos professores, em geral, não pareceram estar articuladas com as suas práticas de ensino (em anos sem avaliação externa) e mais articuladas em anos de escolaridade com avaliação externa. Um
outro resultado bastante evidente é que para a maioria dos professores participantes há questões conceptuais que, no domínio da avaliação, não estão resolvidas, tais como o próprio conceito de avaliação, os seus propósitos e funções, as suas modalidades e as respectivas naturezas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17732 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|