Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17726
|
Title: | Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
Authors: | Sobreira, Lucia Borralho, António |
Editors: | Vieira, Marco Franco, Maria de Fátima |
Keywords: | Interdisciplinaridade software HagáQuê redes sociais na escola |
Issue Date: | Dec-2014 |
Abstract: | O objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17726 |
ISSN: | 1984-4751 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|