Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17692

Title: Factores determinantes na mortalidade de vertebrados em rodovias
Other Titles: Factors determining vertebrate roadkills
Authors: Carvalho, Filipe Granja de
Advisors: Mira, António Paulo Pereira
Keywords: Mortalidade por atropelamento
Análise de redundância
Partição da variância
Paisagem mediterrânea
Vertebrados
Roadkills
Redundancy analyses
Variance partitioning
Mediterranean landscape
Vertebrates
Issue Date: 2009
Abstract: Nas últimas décadas, o incremento do número e extensão das rodovias tem contribuído para o declínio da biodiversidade em todo o mundo, principalmente devido à fragmentação dos habitats, perda de conectividade, e mortalidade da fauna selvagem por atropelamento. No nosso estudo, foram registados 1922 atropelamentos de vertebrados em dois anos diferentes (1326 em 1996 e 596 em 2005) num troço de 26 km entre Portalegre e Monforte de um itinerário principal (IP2). Os dados foram agrupados em sete grupos faunísticos: anfíbios, répteis, carnívoros, “mamíferos presa” (pequenos mamíferos e lagomorfos), ouriços-cacheiros, corujas e passeriformes. A identificação dos factores que mais influenciam a mortalidade de vertebrados foi efectuada através de uma análise de redundância e partição da variância, agrupando-se as variáveis em três grupos: uso dos solos, métrica da paisagem e as coordenadas espaciais dos sectores onde foram registados os atropelamentos (localização). Entre os dois anos, avaliaram-se também possíveis diferenças nos padrões de mortalidade, considerando as mudanças ao nível climático e de intensidade de tráfego. A variância explicada em 1996 (67.5%) foi maior do que em 2005 (48.7%). Os padrões de mortalidade foram diferentes entre os anos para o total dos vertebrados, anfíbios e ouriços. A variável mais importante, em ambos os anos, foi a distância ao Parque Natural da Serra de São Mamede (DPark). O número de atropelamentos foi gradualmente menor de norte para sul, coincidindo com um afastamento em relação aos limites do Parque Natural. A mortalidade rodoviária foi maior em áreas de montado e olivais, que estão concentradas na parte norte do troço. Em 2005, um dos anos mais secos em Portugal nas últimas décadas, outras variáveis como a distância a albufeiras (Ddam) foram significativas na explicação da mortalidade, o que sugere uma maior influência da disponibilidade hídrica nesse ano. A intensidade de tráfego foi cerca de 2.5 vezes maior em 2005, o que também pode explicar os aumentos de mortalidade de alguns dos grupos, como o ouriço-cacheiro, que foi quatro vezes superior em 2005. Por outro lado, o número de atropelamentos de anfíbios foi seis vezes menor. Este estudo foi o primeiro que usou a partição da variância, para avaliar o contributo dos diversos grupos de variáveis nos padrões de atropelamento de vertebrados. Esta informação permitirá, no futuro aumentar a eficácia da implementação de medidas mitigadoras; Factors determining vertebrate roadkills Abstract: In the last decades, the sudden growth of road construction has threatened biodiversity all over the world, through habitat fragmentation, reduction in connectivity and wildlife roadkills. In our study we detected 1922 vertebrate roadkills during two different years (1326 in 1996 and 596 in 2005) in a 26 km main road stretch (IP2) between Portalegre and Monforte. We grouped the data into seven ecological groups: amphibians, reptiles, carnivores, “prey mammals” (small mammals and lagomorphs), hedgehogs, owls and passerines. The factors determining vertebrate roadkills were evaluated through redundancy analysis and variance partitioning techniques. For the analysis, variables were grouped into three sets: land cover, landscape metrics and spatial coordinates (location). We also evaluated possible differences in roadkill patterns among years, considering climatic conditions and traffic intensity changes. The variance explained in 1996 (67.5%) was greater than in 2005 (48.7%). The roadkills patterns were different between years for total vertebrates, amphibians and hedgehogs. The most important variable, on both years, was the distance to the Natural Park of Serra de São Mamede (DPark). The roadkills decrease as we move from north to south, departing from the Natural Park. Roadkills were higher on forested areas as “montado” and olive groves, concentrated in the north part of the road stretch. In 2005, one of the driest years in Portugal in the last decades, other variables such as distance to water reservoirs (Ddam) were significant in determining roadkills, suggesting a greater water dependence on this year. Traffic intensity was 2.5 times higher in 2005, which could explain the increase of roadkills for some vertebrate groups, as hedgehogs, for which number roadkilled were four times higher in 2005. On the other hand, amphibian’s roadkills were six times lower. To our knowledge, this study was the first one that used variance partitioning to evaluate the contribution of single variable sets on vertebrate roadkills patterns. That information, in the future, may be helpful to enhance the effectiveness of mitigation measures.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17692
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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